CASA DO MENOR TRABALHADOR

.

A Casa do Menor Trabalhador foi idealizada em 1987, quando a mística da Pastoral do Menor (que coincide com a de São Vicente de Paulo) cresceu com o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, “…Quem Acolhe o Menor a mim Acolhe…”.

Conhecedora do trabalho realizado em Natal, por duas Filhas da Caridade: Irmã Lúcia Montenegro e Irmã Hilda Saldanha, a então Provincial Irmã Heloísa Maia, doou parte do terreno do Externato Dom Marcolino Dantas, para a construção da casa que serviria de apoio ao trabalho com meninos de rua.

Com a ajuda de Dom Eugênio Sales, se conseguiu verba junto ao Governo Federal, para erguer o núcleo inicial da Casa. Hoje, acrescido em mais de 90% de área construída.

A Obra vem funcionando regularmente desde 5 (cinco) de Outubro de 1987 (mil novecentos e oitenta se sete), quando foi inaugurada.

Inicialmente, a CMT contava com o ensino regular fundamental, oficinas que ofereciam conhecimentos em pequenos ofícios como: fabricação de vassouras, tecelagem, com fabricação de redes, marcenaria, panificação, pintura, entre outros. Chegando a comportar mais de 800 alunos.

Hoje, a instituição conta com o ensino fundamental regular de tempo integral, onde a criança recebe todo apoio pedagógico de aprendizagem, bem como, realiza três refeições diárias. Destarte, ainda contamos com a Pró-Formação Profissionalizante para jovens com idade entre 16 a 22 anos, onde os mesmos são inseridos nos Cursos de Qualificação Profissional e, em seguida, no mercado de trabalho. Contamos com os Cursos de Assistente Administrativo, Hotelaria, Garçom e Agente de Limpeza Urbana. Por ano, capacitamos cerca de 1.600 (mil e seiscentos) jovens.

CURSO DE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

A Capacitação Profissional do Aprendiz, possibilita formação pessoal e profissional de adolescentes e jovens entre 16 e 22 anos, que estejam cursando o ensino médio ou tê-lo concluído. O adolescente é encaminhado para o mercado de trabalho e seu desenvolvimento é acompanhado. O principal objetivo é oportunizar condições para o desenvolvimento integral do adolescente.

PRÓ-FORMAÇÃO

O Pró-Formação oferece instrumentos para a capacitação profissional, desenvolvendo as competências técnicas e humanas necessárias para permitir ao jovem se tornar o protagonista de seu projeto de vida. Busca estimular a continuidade da educação (é obrigatório estar cursando ou ter concluído o ensino médio), desenvolver conhecimentos gerais e especializados e fortalecer os conceitos de valor, ética, colaboração e pró-atividade, necessários à vida em sociedade.

A metodologia participativa é realizada em dois módulos, o básico e o específico, além de oficinas de apoio profissional. Os alunos integram os conteúdos do curso à realidade do trabalho através de estágios nas empresas parceiras. Ao final, o jovem é orientado e acompanhado em seu primeiro trabalho durante um ano após o término do curso

.

ESTRUTURA DOS MÓDULOS

MÓDULO BÁSICO

Desenvolve conteúdos ligados à ampliação do universo cultural e social do jovem. Seu principal objetivo é equipar o jovem para a melhor resolução de problemas superação de desafios, frisando sempre a valorização do trabalho e a importância da educação formal. As aulas são baseadas nos conceitos de responsabilidade, ética e trabalho em equipe. Seus eixos de trabalho são: Comunicação, Raciocínio Lógico, Cidadania, Valores, Mercado de Trabalho, Qualidade de Vida, Formação e Informação e Atividades Culturais.

MÓDULO ESPECÍFICO

Desenvolve os conteúdos da capacitação profissional em: Assistente Administrativo, Atendimento em Cinema, Hotelaria, Tecnologia da Informação, Web Design, Telemarketing, Atendimento em Restaurante e Técnicas Comerciais – de acordo com a opção do jovem pelo curso.

Muitas dessas oficinas são oferecidas com o apoio de parcerias técnicas com empresas parceiras que disponibilizam materiais e/ou profissionais.

PARCEIROS…

.