• Fachada antiga da Casa do Menor Trabalhador

    Situada na Rua Presidente José Bento, 927, Alecrim. Natal/RN.

  • Primeira turma da Qualificação Profissional

    Turma de 2003.2

  • Momentos de Confraternização

    Uma de nossas Festas Juninas.

  • Inauguração do Primeiro Laboratório de Informática

    Foi inaugurado em outubro de 2000 e contava com 10 computadores K6-2 500.

  • Irmã Lúcia Montenegro

    Nossa fundadora em momento de catecismo com as crianças.

Histórico

A Casa do Menor Trabalhador foi idealizada em 1987, quando a mística da Pastoral do Menor (que coincide com a de São Vicente de Paulo) cresceu com o tema da Campanha da Fraternidade daquele ano, “…Quem Acolhe o Menor a mim Acolhe…”.

Conhecedora do trabalho realizado em Natal, por duas Filhas da Caridade: Irmã Lúcia Montenegro e Irmã Hilda Saldanha, a então Provincial Irmã Heloísa Maia, doou parte do terreno do Externato Dom Marcolino Dantas, para a construção da casa que serviria de apoio ao trabalho com meninos de rua.

Com a ajuda de Dom Eugênio Sales, se conseguiu verba junto ao Governo Federal, para erguer o núcleo inicial da Casa. Hoje, acrescido em mais de 90% de área construída.

A Obra vem funcionando regularmente desde 5 (cinco) de Outubro de 1987 (mil novecentos e oitenta se sete), quando foi inaugurada.

Inicialmente, a CMT contava com o ensino regular fundamental, oficinas que ofereciam conhecimentos em pequenos ofícios como: fabricação de vassouras, tecelagem, com fabricação de redes, marcenaria, panificação, pintura, entre outros. Chegando a comportar mais de 800 alunos.

Hoje, a instituição conta com o ensino fundamental regular de tempo integral, onde a criança recebe todo apoio pedagógico de aprendizagem, bem como, realiza três refeições diárias. Destarte, ainda contamos com a Pró-Formação Profissionalizante para jovens com idade entre 16 a 22 anos, onde os mesmos são inseridos nos Cursos de Qualificação Profissional e, em seguida, no mercado de trabalho. Contamos com os Cursos de Assistente Administrativo, Hotelaria, Garçom e Agente de Limpeza Urbana. Por ano, capacitamos cerca de 1.600 (mil e seiscentos) jovens.

Most Recent Entries